Thursday, September 4th, 2008...3:16 pm
Cotas para índios é um absurdo
Uma das grandes discussões em faculdades federais é a validade das cotas raciais. É justo cotas para minorias1 que foram ao longo da história tremedamente injustiçadas ? Sinceramente, eu não tenho opinião formada sobre o assunto, mas tem uma minoria que eu tenho certeza que não deve recebe-las: os índios.
Calma, não tenho nada contra. Inclusive tem até um pouco de sangue indígena nas minhas veias. Também acho um absurdo destruirem as florestas que eles vivem e violar sua cultura, assim como considero uma hipocrisia sem tamanho o fato de alguns americanos terem matados todos os seus peles vermelhas e apaches e depois virem pra amazônia defender os direitos dos tupis-guaranis ou qualquer outra tribo. Mas mesmo assim acho errado cotas para índios em universidades federais.
Por quê ? Porque não faz sentido índios terem acesso ao ensino superior. Vejam só, qual a serventia de ter um índio médico ? Os índios não acreditam que o pajé vai curá-los ? Pra que serve um índio arquiteto ou engenheiro ? Eles não vivem em ocas mesmo ? Pra que serve um índio cientista da computação ? Eles por acaso precisam de computadores ?

Índios de verdade: nem helicópteros conhecem
Acesso ao nível superior para os índios é um desrespeito contra a cultura deles. É partir do princípio que só se pode ser feliz com acesso a tecnologia e conhecimento que o homem branco desenvolveu. É o mesmo pensamento que os portugueses tinham em 1500 quando catequizavam os índios com a justificativa que estavam esclarecendo a mente deles. Em suma, é achar que a cultura deles é inferior e que só com acesso ao “mundo civilizado” eles serão felizes.
Ok, você pode argumentar que essas cotas na realidade são para os descendentes dos índios que não são mais índios (no sentido que não vivem mais como tal), mas herdaram os traços físicos deles. Aí entramos num problema bem grave: como decidir quem é índio ? Só descendentes diretos valem ? Ou todos aqueles que ainda guardam algum tipo de característica física indígena ? Caso sim, então qual ou quais são essas características ? E se acontecer de um não índio também ter essa característica física, ele merece a vaga ?
Decidir se um cara merece a vaga de índio nesse caso fica ainda mais difícil do que no caso já difícil de decidir se alguém é negro.
1 Minorias é só modo de dizer, afinal a maior parte da população brasileira é formada por negros e mulatos.
28 Comments
September 4th, 2008 at 5:23 pm
Eu sou contra cotas de qualquer tipo. Senão, eu tb quero uma cota pra mim!
September 6th, 2008 at 11:55 am
Caramba, muito bom esse seu blog
aceita parceria?
tem banner pra mim colocar no meu blog?
September 8th, 2008 at 11:57 am
Para começo de conversar: cota racial = discriminação.
Independente se é cota para negro, branco, catolico, judeu, ateu, índio.
Quanto ao índio e o ensino superior, não tenho nada contra, acho que é um direito de qualquer, essa é uma decisão pessoal de cada ser.
É fato que são raros os índios que não tem contato com a sociedade. O que mais existe inclusive são índios que se aproveitam da situação já que em vários lugares eles não podem ser presos, vivendo assim acima da lei. E com isso vemos aldeias com aviões particulares, Pickups do ano e tudo mais.
Foram maltratados no passado? tá, foram, mas agora a única coisa que deve ser feita é deixá-los em paz caso desejem isso, ou então dar a possibilidade de integra-los a sociedade, mas como um igual e não como um privilegiado ou coitadinho.
Ah, e eu também sonho com um Wii T_T
October 3rd, 2008 at 2:35 pm
Entendi tudo o que você dizer, sei que deve fazer parte da época dos despota esclarecido: se você é brasileiro dê valor aquem de Direito, tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida e na proporcionalidade de suas desigualdade. Aqui no Brasil ninguém dá valor ao índio, por isso, hoje, Cuba abriga 72 indígenas cursando medicina na Universidade de Havana. Porque gente como você não deram chance aos antigos donos das terras brasileiras. Quem sabe um dia terão um território independente…
October 31st, 2008 at 8:03 am
Tukano,
Pode me dizer de onde tirou a informação de que temos 72 indígenas cursando medicina em cuba, estou desenvolvendo um artigo sobre cotas para índios e achei sua colocação interessante.
Caso leia a mensagem, favor entre em contato pelo e-mail terciamartins8@hotmail.com
Gostaria de contar com sua colaboração.
Obrigada
June 19th, 2009 at 8:29 pm
Nossa quanta besteira saindo de uma cabeça só.
Tércia Martins,
Acho muito justo as cotas, pois como tukano falou, é uma das poucas maneiras de nos desculparmos por termos violados direitos humanos para com índios (eles são donos dessa terra de direito!) e negros (que por muito tempo foram escravos). Por um acaso você já reparou que a maioria dos favelados são negros, e já se perguntou o porquê disso? Abra sua cabeça (e uma livro de história), enxergue a realidade, com as cotas gradativamente, podemos lhes devolver dignidade e torná-los equiparados socialmente às demais raças, afinal somos todos iguais.
PS: Quanto à floresta amazônica, os índios são apenas mais vítimas aderentes desse capitalismo sujo, não são piores que os fazendeiros “brancos”.
juliano122@zipmail.com.br
June 19th, 2009 at 8:34 pm
Nossa quanta besteira saindo de uma cabeça só.
Autor do “texto”
Acho muito justo as cotas, pois como tukano falou, é uma das poucas maneiras de nos desculparmos por termos violados direitos humanos para com índios (eles são donos dessa terra de direito!) e negros (que por muito tempo foram escravos). Por um acaso você já reparou que a maioria dos favelados são negros, e já se perguntou o porquê disso? Abra sua cabeça (e uma livro de história), enxergue a realidade, com as cotas gradativamente, podemos lhes devolver dignidade e torná-los equiparados socialmente às demais raças, afinal somos todos iguais.
PS: Quanto à floresta amazônica, os índios são apenas mais vítimas aderentes desse capitalismo sujo, não são piores que os fazendeiros “brancos”.
juliano122@zipmail.com.br
July 15th, 2009 at 9:21 am
Cotas são uma divida de reparação que o brancos tem para com os povos indigenas e negros nesse país, para se criar classes medias e altas desses grupos e dinheiro circular também na mão deles e não de uma elite de uma unica cor, a branca, em se tratando da foto, provavelmente deve ser uma tribo isolada que nunca teve contato com nossa tecnologia, mas existem tribos que tem esse contato, tribos com acesso a internet e que não vivem mais em ocas e que não precisarão caso haja um engenheiro civil em suas tribos por exemplo e outros profissionais indigenas que podem levar esse conhecimento para seus semelhantes e se integrarem em nossa sociedade de maneira igualitária.
August 10th, 2009 at 12:32 pm
“Porque não faz sentido índios terem acesso ao ensino superior. Vejam só, qual a serventia de ter um índio médico ?”
Me arrepiei ao ler esta frase, sou indigena mas acima de tudo sou um ser humano, atualmente sou uma profissional com sucesso e posso dizer que sou DOUTORA , nao pelo simples motivo de ter cursado medicina e sim por ter terminado meu Doutorado em janeiro de 2009, oque seria da medicina hoje sem os primordios indigenas? A NATUREZA , você é um completo idiota. OBRIGADO .
October 9th, 2009 at 7:35 am
GRAÇAS A DEUS QUE EU NÃO TENHO ESSE TEU PENSAMENTO IRRACIONAL…GRAÇAS A DEUS!!
OBS:vai fazer um tratamento psiquiátrico ou esclarecer as suas ideias…
Em um caso clínico facista com esse qualquer pensamento desaba…até os mas tolerantes!!
…”Posso não concordar com nada do que vc diz, mas vou defender seu direito dizê-lo até a morte” (Voltaire)
January 25th, 2010 at 6:44 pm
Caro autor,
Respeito seu direito de expressão, mas não posso concordar com suas afirmações discriminatória a favor da exclusão. Vivemos em uma época e, seria interessante vc não perder o bonde da história, em que buscamos a interculturalidade, no caso tratado isso significa respeitar o direito do indígena de ir e vir entre a cultura própria e a do branco, de transitar entre culturas sem perder sua identidade, ciente da necessidade de fortalecer sua cultura, valorizá-la e projetá-la diante de outras. Sou professora de ensino superior com indígenas caminhando para a conclusão de sua graduação e com a consciência de fortalecerem sua cultura e sua identidade, sem perder o direito de participar de um mundo que se diz globalizado. Seria muito oportuno vc aprender com eles, ampliando sua visão e desatando as amarras de seus preconceitos.
Mas nunca é tarde para rever conceitos. Um abraço.
March 28th, 2010 at 3:15 pm
Vejo que nem todos conseguiram interpretar seu texto da maneira certa, penso como você e isso não é preconceito. Publiquei um texto sobre cotas no meu blog e também não concordo com cotas para índios, esse trechinho é de lá: “Índio é aquele que vive na floresta conservando uma determinada cultura, a partir do momento que um índio decide cursar o ensino superior ele deixa de ser índio e passa a ser descendente de indígenas. Acontece que se você parar para pensar a maioria dos brasileiros são descendentes de índios, então quase todos deveriam ter direito a cotas? – A pergunta, obviamente, é retórica”
Muito bom seu texto. Abraços.
July 24th, 2010 at 2:44 pm
Rasgaram o artigo 5° da Constituição.É cota pra negro , índio , LEI MARIA DA PENHA PRA CÁ , indenização para quilombolas pra lá . Olha que sou moreno , mas nunca precisei de cotas ou outros artifícios para passar em concurso .
October 19th, 2010 at 1:10 pm
Que ridicula esse seu blog………..
Você insinua saber qualquer coisa sobre indigenas, mas se realmente soubesse não teria perdido seu tempo em escrever tamanha idiotice… pois somente teremos uma sociedade igualitária quando todos tiverem direito a educação, saúde e condições dignas de sobrevivência. Enquanto existirem “seres humanos” com a mesma postura que a sua a desigualdade vai sempre estar presente em nosso país.
November 8th, 2010 at 5:52 pm
Mariana discordo com vc, um indígena quando vai buscar um conhecimento não indigena, ou seja quando vai cursar um nivel ele nunca vai deixar de ser indio quer dizer, que um indio quando tem um carro de marca ele não vai deixar de ser indio.
November 12th, 2010 at 9:32 am
concerteza sou a favor de cota indigena nas universidade, ao contrário de certas pessoas que tem o modo de pensar totalmente idiota, os indigenas adquerir mais conhecimento e tem o direito disso . ah! a pessoa que é indio nunca de ser indio não importa onde ele ou ela esteja.
cuidado com o preconceito e a discrinação.
November 12th, 2010 at 9:40 am
esquecir de dizer sou índina da etnia javaé do Tocantins da ilha do Bananal, e nunca vou parar de estudar.
mais informação você pode encontrar no google.
March 14th, 2011 at 9:03 pm
Meu nossa e muito difícil ler essas coisas, na net sou índio e Analista de Sistemas, e muito falta de respeito o que fazem com o índio mesmo, nem ate hoje o governo fecha os olhos e grileiros expulsão índios de suas terras com a 500 anos, e o mínimo de direito ou melhor esmola que li são dados ainda vem pessoas ridicularizar os costumes indígenas, mas tudo bem eu também ou contra estas cotas, eu acho mesmo e que deveria ter cota para pobre e miserável, e para os índios deve ser li dados o que e de direito.
March 15th, 2011 at 8:26 am
Texto ridiculo! Vc precisa conhecer as aldeias urbanas pra ver que muitos aspectos culturais são mantidos,ceramica,dança e etc…
No entanto os indios como tdo brasileiro tem direito a educação superior,não fere a cultura de ninguem e nem os torna menos indios!
Medicos,professores,enfermeiros indigenas, vai garantir profissionais mais comprometidos com os demais indios e conhecedores da realidade nas aldeias,sejam elas urbanas ou isoladas!
April 3rd, 2011 at 10:44 am
axo absurdo esse blog. Nunca vi tamanha ignorância. Concordo que não devia nem existir cotas, so foi um foi jeito do governo minimizar o descaso na educação. Eu india da tribo tukana e eu concerteza vou fazer vestibular para medicina , para sua informação um indio como qualquer pessoa precisa sim, uma ajuda medica porque não. Todos ficamos doentes não é….
May 7th, 2011 at 4:53 am
Como você é babaca! Argumentos sem base nenhuma. “Sou contra porque eles não precisam de nível superior” bla bla bla “nível superior para índio é uma afronta à sua cultura”… “Pra quê serve um índio médico?”… hahaha! Eu chego a ter dó de você com essa maneira de raciocinar. Acaso você é um magistrado para julgar se eles precisam ou não? Prefiro acreditar que você não está falando sério.
O problema vai muito além do que essa sua cabecinha limitada pode imaginar. Para estar preocupado com isso, provavelmente você não se garante nas notas e fica aí de mimimi, querendo achar um culpado pela sua incompetência de não passar em bom vestibular. Cotas raciais são medidas paliativas de isonomia. Não terei que explicar o conceito jurídico (não definição gramatical) de isonomia, terei? Só por curiosidade: estimativas oficiais do governo dizem que os povos indígenas no Brasil, na época da colonização, chegavam aos 10 milhões… hoje gira em torno de 500 mil. Houve um genocídio cultural; ou você acharia certo a sua família reduzir-se em 20 vezes o tamanho original? Acaso os índios teriam adotado um severo controle de natalidade e planejamento familiar? Pouco provável… eles foram mortos mesmo! Foram escravizados, expulsos de suas próprias terras. Tudo por que? Só porque eram diferentes… por causa da ganância do colonizador… porque estavam em inferioridade bélica…
Quanto à sua nobre preocupação com o método utilizado para se definir quem é índio ou não, tenho uma boa notícia. A FUNAI, por meio de estudos e registros antropológicos, genealógicos e a própria auto-afirmação do que se diz índio, gera um registro de nascimento, com o qual o cidadão poderia concorrer dentro das cotas específicas.
Bom, desculpe-me o comentário ligeiramente longo. Sinceramente, acredito que seja “pérola aos porcos” (no caso: você). Mas está aí… As cotas raciais são proporcionais à população de determinada etnia em uma região; para indígenas não passariam de 1% em alguns casos. Você tem medo de concorrer com índios??? Por que tanta preocupação com míseras proporções? Acho que só um “foi mal” para os índios já está de bom tamanho pelo que fizemos, não é mesmo? Afinal, não temos culpa dos erros dos nossos avós. Eles, os índios, deveriam nos perdoar pelos séculos de opressão, perseguição, por estarem hoje na miséria e sem condições de melhorar ou mesmo competir em igualdade com um branco… Realmente; por que eles não esquecem tudo isso e bola pra frente, não é mesmo?
Notei que é cientista da computação. Também estudei esse curso na faculdade; embora tenha me formado em análise de sistemas (ambas em instituições federais) e curso direito atualmente (em uma universidade estadual). Sou funcionário público federal concursado… e sou índio da etnia Terena, do Mato Grosso do Sul. Nunca usei dessa prerrogativa pra nada. Em todos os vestibulares e concursos que fiz, concorri nas vagas gerais. Quanto ao seu conceito de índio (como demonstrado acima), sugiro repensá-lo; não vivo daquele jeito e sim, conheço helicóptero.
May 28th, 2011 at 7:56 am
Sendo minoria ou não, uma ação pública para o bem estar de um povo, para sua auta sustentabilidade economica sustentável, é viavel sim! É bem mais que necessário ter cota indígena. E de envergonhar que uma pessoa, concerteza de uma formação superior, ainda em nosso tempo esteja pensando assim. Em plena transformação do mundo técnologico e do meio ambiente em que vivemos e nos depararmos todos os dias com a realidade economica de cada povo, classe etc…, ainda tenhamos que conviver com pessoas racistas, egoistas e desinformados. Você autor desse texto ao qual me refiro, vá primeiro conhecer a realidade de cada povo para depois escrever textos que sejam proveitosos.
June 14th, 2011 at 9:35 pm
Hey! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.
June 27th, 2011 at 10:30 am
É PENA QUE AINDA EXISTAM SERES (SE É QUE EU POSSO CHAMAR DE SER) COM PENSAMENTOS TÃO ATRASADOS COMO O DESTE INFELIZ AUTOR. TENHO MUITO ORGULHO DE SER INDÍGENA, E SEI O QUANTO SERIA IMPORTANTE SE OS MEUS IRMÃOS DE ETNIA FOSSEM FORMADOS E MUITO BEM ESCLARECIDOS, CERTAMENTE AS COISAS PODERIAM SER MELHOR,MAS INFELIZMENTE O EUROPEU QUANDO AQUI CHEGOU, TRAZENDO COM ELE TODA UMA VISÃO DETURPADA, DE QUE AQUI ERA LUGAR DE ATRASO, E QUE ESTE POVO TINHA QUE SER ETERNAMENTE ATRASADO E QUE NÃO MERECIA RESPEITO E NEM UMA CHANCE, UMA OPORTUNIDADE,OU COISA SEMELHANTE. FOI E É, POR PENSAMENTOS ASSIM QUE O NOSSO PAÍS SE ARRASTA LENTAMENTE DIRECIONADO AO PROGRESSO, POIS UM PAÍS VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO É UM PAÍS FORTE, INDEPENDENTE DA RAÇA, DO CREDO RELIGIOSO, OU COISA SEMELHANTE. SOU DA ETNIA TABAJARA AQUI NO CEARÁ, SOU TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, EM INSTITUIÇÃO FEDERAL (IFCE-CE) E CURSO DIREITO. NÃO PRECISEI DE COTAS MAS SE AS COTAS, MAS ISSO É O MINIMO QUE O PAÍS PODE FAZER PELAS PESSOAS QUE ELE OPRIMIU POR 500 ANOS, SEJAM NEGROS OU INDIOS. O INDIO É O DONO DESTA TERRA, E O NEGRO FOI O CONSTRUTOR DESTA NAÇÃO, ACHO ATÉ QUE AS COTAS DEVIAM SER DE 50%. SÓ ASSIM SERIA CORRIGIDO AS DESGRAÇAS FEITAS A ESSE POVO AO LONGO DOS ANOS.
July 23rd, 2011 at 6:24 am
OLÁ, sou índio e não gostei da sua colocação essa coisa ai de cotas, FUNAI, nunca quisemos tudo isso acharíamos melhor viver como gostamos momentos
antes de seus antepassados chegarem e matarem nosso povo, destruir nossas matas, trazerem suas doenças, se apossarem de nossas terras e deixar a menor parte para nós, e agora encontraram uma forma de tentarem se redimir, querem nos privar mais uma vez, e lhe digo “não sofremos pelo que nunca tivemos, mais sim por sermos INGÊNUOS”
December 25th, 2011 at 9:14 am
Nossa, que idiota esse blog…. tão idiota que me deu até preguiça de argumentar….pensamento atrasado mesmo e ignorante..
January 2nd, 2012 at 9:20 am
Eu não acredito que cotas para índios seja uma falta de respeito com a cultura deles. Muitos índios não querem viver nas florestas longe de tudo e de todos como muitos pensam. Assim como qualquer pessoa, o índio é curioso e deseja experimentar algo novo, nesse caso: a cultura do branco. O que leva você a pensar que os índios querem viver no meio da selva sem energia e muitas vezes sem comida? Tem uma reportagem na revista Veja que relata o caso de uma emissora de TV da Austrália que veio para a Amazônia fazer uma reportagem sobre os índios daquela região e, para isso, contrataram um tradutor. Depois que fizeram a reportagem e mostraram para um especialista sobre aqueles índios, esse especialista ficou horrorizado com o que estava vendo. Pois o tradutor na verdade não traduzia nada corretamente, pois os índios estavam clamando por ajuda, pedindo para serem tirados de lá e etc. Mas o tradutor só ficava ameaçando eles. Os índios não querem viver isolados, na verdade eles querem ser reconhecidos como brasileiros que são.
January 25th, 2012 at 6:54 am
JUAN BARROS (TABAJARA), se possivel gostaria que me add no facebook. Procure pelo nome de Awaekat Kayabi. Gostei muito do seu texto em resposta a colocação de um cidadão perdido no atraso de seus conceitos. O meu comentário aparece com o nome de Marcello. Um abraço.
Leave a Reply